Livros Digitais ou Livros de Papel… o que escolher?

Há quem diga que folear um livro é muito prazeroso… e reamente é… adoro livros em papel.

O cheirinho de um livro novinho é muito bom.

Mas também há uma praticidade nos livros digitais que não podemos deixar de levar em consideração, como a capacidade de levar consigo diversos títulos.

Neste artigo, vou trazer os prós e contras para cada um dos dois.

Bora lá?!

Quando adquirir versão digital ou versão em papel?

A escolha pelo livro em papel

Eu opto para a versão em papel quando é um livro para estudos, pois as versões digitais são meio difíceis de ir de tópico em tópico.

Os e-readers ou aplicativos que foram feitos para leitura dos livros digitais, não dão essa opção tão fácil como folear um livro físico.

Outra questão são as anotações feitas à mão que, de acordo com estudos feitos na Universidade de Princeton, são mais efetivas para a assimilação do conteúdo lido. Diferentemente da anotação digitada. Pois força a escolhermos as palavras que iremos escrever.

Como eu gosto de fazer diversas anotações escrevendo-as e não perde-las em papeis soltos, que para um livro digital é fato que irão se perder, utilizo post-its de diversos tamanhos e cores que posso anexar nas páginas, além dos marcadores de páginas que posso encontrar um trecho importante muito mais facilmente.

Os e-readers possuem essa alternativa, mas não são tão fáceis, como por exemplo, quando preciso consultar um trecho destacado mas também quero ver o contexto em que foi baseado, não fica muito fácil. É necessário voltar na citação, ler e depois voltar onde parei. É meio complicado mas dá pra fazer.

Opção pelo livro digital

Uma das questões mais relevantes que opto pelo livro digital é que como eu moro em um apartamento muito pequeno, não tenho espaço disponível para guardar livros… então para lê-los e tê-los sempre a mão, a opção da versão digital é boa nesta questão.

Outro ponto são os livros em outros idiomas. Os e-readers tem dicionários integrados que fazem toda a diferença na leitura, fazendo-a muito mais dinâmica do que recorrer a dicionários mesmo digitais, além de ser um prato cheio para tirar o foco da leitura.

Outra coisa que me leva a adquirir livros digitais é que podemos aumentar a letra. Como uso óculos de um grau elevado, tenho dificuldades de ler livros com letras muito pequenas então o e-reader já nos auxilia no aumento ou diminuição da letra, espaçamentos entre linhas, aumento ou diminuição de claridade… ah… e dá para ler sem ligar luminárias ou abajures já que os aplicativos ou dispositivos tem luz própria… então… sem brigas na hora de dormir.

Opções de e-readers

O Kindle é o mais popular, com diversos modelos e preços, é realmente uma boa pedida. O acervo é realmente muito bom. Como é da Amazon, recebe todo o acervo da empresa.

Caso você seja assinante da Amazon Prime, pode contar com os acervos da Prime Reading que possuem alguns livros que podem ser lidos de graça 😮

Para usuários que são leitores vorazes, há a disponibilidade de assinatura do Kindle Unlimited que a partir de uma assinatura, também pode contar com um acervo bem robusto tanto em português quanto em outro idioma… vale consultar para ver se vale a pena para você.

Ah!!! Muito importante!

Recebeu aquele PDF que precisa estudar para a faculdade ou um livro de acervo na internet?

Você pode baixar e enviar para o seu email @kindle que você recebe quando adquire o e-reader da Amazon e lê-lo em formato Kindle com todas as aplicações como aumento e diminuição de letra, etc.

É só enviar para o seu endereço recebido e no assunto do email escrever Convert que aparecerá em seu Kindle para leitura.

Outros modelos também surgiram no mercado. O Lev e o Kobo. Mas realmente não posso opnar porque não os conheço.

Entretanto, verifiquei um comparativo na página do TechTudo (que eu amo de paixão… tudo que eu quero comprar, dou uma olhada neles antes…) que pode tirar as dúvidas para vocês. O link estará disponível no final do artigo.

Aplicativos para ler em celular ou tablet

Há também outras formas de leitura que podem ser feitas no celular.

A própria Amazon disponibiliza o aplicativo do Kindle gratuito para download tanto em IOS como em Android.

Existem também outros como o Everand que possui um acervo vasto, entretanto com muitos bugs ainda… mas tem futuro…

E o preço dos livros digitais x livros em papel

Com diversos aplicativos gratuitos que podem popularizar a leitura, acho super válido os livros em versão digital, pois as vezes, mesmo pagando um valor mensal, consegue-se ler vários livros por um preço que se for comprá-los pagaríamos muito mais.

Mas particularmente eu acho que os livros digitais são muito caros.

Não tem que gastar com papel para impressão, encadernação, logística… eu comprei um livro digital do Oppenheimer recentemente e estava quase o mesmo preço do livro em papel… e o livro possui mais de 600 páginas…

Aqui deixo a minha insatisfação quanto ao preço… caro demais.

Não importa o formato do livro… Os livros são os melhores meios para nos engrandecer como pessoas e como profissionais… Procurem o sua categoria de leitura e… bora ler!!

Beijão e boa leitura.

link do TechTudo para comparação de e-readers:

Kindle, Kobo ou Lev: qual e-reader oferece o melhor custo-benefício

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.